terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Harlem Globetrotters @ Notre Dame

Embora já com umas semanas de atraso, aqui ficam a entrada dedicada aos famosos Harlem Globetrotters. Quem nao se lembra daqueles desenhos animados da Hanna-Barbera, num já longínquo passado? Eu lembro... e foi graças a esses desenhos que esta equipa ficou no meu imaginário, até ao dia em que soube que vinham até Notre Dame para um jogo. Primeira acçao: procurar companhia para ir ver o jogo. os suspeitos do costume, Piero e Hilary foram fáceis de convencer. Erin nao tao fácil e ainda se riu na minha cara a dizer que era para crianças. Sebástian e Leticia... coisa de poucos minutos. Será pela minha inata habilidade para convencer as pessoas que me chamam "enabler"? :)

Sexta-feira à noite, lá nos dirigimos nós até ao centro de desportos. Nós e mais uns quantos milhares de pessoas. Apesar de nao estar casa cheia, as bancadas apresentavam-se bastante coloridos, sendo na sua maioria famílias com a sua descedência. mas, como dentro de cada um de nós existe uma criança, e como a minha se recusa a crescer, lá estávamos nós a marcar presença.

O jogo é todo um espectáculo, um "show americano", destinado a fazer dinheiro em troca de entretenimento. Enormes bancadas com os produtos oficiais (uma mera camisa custava mais de 70 dólares), pipocas e mais umas tantas "iguarias" americanas.

Enquanto o jogo nao começava, uma das mascotes dedicava-se a fazer tropelias no campo. Dançou várias músicas, sempre com uma coreografia, das quais vos deixo uma bem famosa música.





Alguém a reconhece? :)

Ao fim de algum tempo, lá entra equipa. Entram em grupo, no meio de uma grande ovaçao e de uma cortina de fumo. Colocam-se em círculo no meio do campo e um a um sao apresentados, enquanto fazem alguns malabarismos.






Alguém se anima a fazer o mesmo?!

Acabadas as apresentaçoes, tempo para aquecer. Mas, claro está, como sao os Globetrotters, o aquecimento nao é normal. Dedicam-se uma vez mais a mostrar todo o seu arsenal de truques e malabarismos, para gáudio dos espectadores.




Por fim, começa o jogo. Quem é o oponente? Os Generals. A equipa que ano após ano, nos últimos anos, tem acompanhado os Globetrotters nas suas digressoes, quer internas, quer internacionais. Pelos vistos nao sao uma equipa qualquer, mas sim as reservas da equipa principal, aquela que dá acesso à tao almejada camisa dos Globetrotters. O jogo em si, acaba por ser uma palhaçada constante. De básquete, pouco ou nada se vê, muito espectáculo sim, mas aquele respeito pelas regras... regras?! Nao existe cá disso... Desde gozarem com o árbitro, com os jogadores adversários até cenas de hipnotismo por parte do treinador adversário, houve de tudo um pouco.


Quem necessitava de óculos? O árbitro...



Acabados os dois primeiros quartos, vem o intervalo do jogo. Para alguns, tempo de uma rápida corrida à casa de banho. Para mim, tempo para me imiscuir um pouco mais na cultura norte-americana e comer mais uma das coisas típicas dos dias de jogo ou de festa. Desta vez, experimentei um "shaved ice". O que é? Basicamente gelo regado com xarope de fruta ou de qualquer outra coisa. Doce sim, hiper-mega-supercalórico também, mas... nao penso repetir. É daquelas coisas que uma vez basta.

Enquanto os jogadores descansavam, no campo era a hora dos patrocinadores, e da interacçao com o público em geral. As criancinhas dos assentos colocados ao longo das linhas laterais (bastante mais caros que os já caros bilhetes que comprámos nós) eram as principais visadas (havia que fazer render o dinheiro pago...).

A segunda metade, mais do mesmo. Muito espectáculo, pouco jogo. No final, o marcador apenas interessave, embora, obviamente, se soubesse de antemao quem tinha ganho o jogo. Nao me lembro se alguma vez foram a Portugal ou nao, mas é uma daquelas coisas que acho que vale a pena ir ver, só para se ter mais uma nova experiência. Depois do jogo, tempo para umas cervejitas e uma sandes no bar Legends of Notre Dame. No dia seguinte, sábado, levantar-nos-iamos às 7 da manha para ir passar o fim de semana a Chicago...

1 comentário:

  1. alo alo! sim, eles já estiveram em portugal e eu tive a oportunidade de os ver (pavilhão atlântico). confesso que não gostei, talvez porque a expectativa era enorme... e não correspondeu!... mmmm... beijinhos!

    Isabel www.apenasporquesim.blogspot.com

    ResponderEliminar