Ontem, de passeio pela grande livraria que aqui existe, Barnes & Noble, dei-me de caras com esta magnífica vista. Nao estava escondido, nao etava numa prateleira de baixo, daquelas onde ninguém olha. Bastava passar e olhar, aí estava, ao nível dos olhos. Lá fiz figura de parvo, saquei do telemóvel e fiz a minha fotografia.

Obviamente que nao vi a livraria toda, mas poucos autores tinham tantos livros disponíveis. A grande maioria nao conhecia, mas outros, cujos nomes (e livros) nos chegam a Portugal, mais títulos nao tinham. E sei que ecreveram muito...
Há coisas que nao damos valor quando estamos em Portugal. Para nós é um país podre, governado por e para gente e baixo nível. Um país ao nível de um dos chamados países do teceriro mundo, sul americanos. Coincidência ou nao, o que é certo que é onde muita gente nos situa, na América do Sul. Geograficamente nao, mas socialmente... penso que já estivemos mais longe.
Mas bem, o sentido desta mensagem nao é o de criticar o meu país. É apenas o de partilhar convosco aquela pequena alegria que tive ontem, a de encontrar algo com um sabor português aqui, no meio dos EUA, numa terra de agricultores. Quem já viveu, por períodos mais ou menos longos fora do país, saberá aquela sensaçao de que falo. Lembro-me em Espanha, em plena León y Castillo, uma loja de referencia na decoraçao com uma montra inteira dedicada à Vista Alegre. A toalha de praia que comprei e que ao usar pela primeira vez me dei conta ter coisas em Português, feita em Portugal. A cerveja Sagres no Alcampo, a qual ia expressament comprar, para ter em casa e oferecer aos amigos.
Pequenos detalhes assim, tao sem importância, sao na verdade tao recompensadores... é bom ver que algures neste mundo ainda há uma presença portuguesa, de uma ou outra forma. E isso faz-nos sentir felizes. Se significa que há esperança para Portugal... por aí já nao entro...
Olá,
ResponderEliminarCom que então andaste na apanha da cereja e do morango? Bem à emigrante português, lá em cima em Trás-os-Montes havia pessoal que fazia isso nas férias de Verão! Mas sabe bem não é? Colher e comer logo.
Quanto ao Saramago, podemos não gostar mas é um orgulho grande assim em evidência.
Mas não te esqueças do Cristiano Ronaldo, que anda entretido com a Paris Hilton!!!
E também gostei da fauna, parece que estás no pular a cerca! Por falar em filmes, vais ao cinema aí?
Gostei destes posts todos! Continua.
A partir da quente Coimbra um abraço amigo,
Carla